O vestido perfeito por Fernanda Goes

As noivas normalmente ficam ansiosas para sair em busca do vestido perfeito, mas vale a pena observar alguns pontos antes de começar a visitar lojas e ateliês.

Estilo

A primeira coisa a considerar é o estilo do casamento. O horário e o local escolhidos determinam o tom da cerimônia – formal ou informal – e do vestido! Um casamento às 10 horas numa chácara, por exemplo, pede um modelo fluído, sem brilho. Mas se a opção é uma cerimônia às 20 horas na Catedral, requinte e sofisticação são requisitos básicos para os trajes.

Tendências

Antes de começar a visitar lojas especializadas, confira o que está em alta em revistas de noivas e colunas sociais. Assim você vai ficar por dentro dos estilos mais atuais. Tire cópia ou recorte os modelos que mais lhe agradarem e monte um pequeno álbum para dar uma ideia ao estilista ou vendedoras do que você está procurando.

Orçamento

Infelizmente, no mundo real, o sonho tem um preço. Consultores de casamento aconselham a não se investir no vestido de noiva mais do que 10 ou 15 % do orçamento total do casamento. Saber exatamente o limite de quanto você quer gastar vai ajudá-la a não cometer exageros.

Comece cedo

Visite as lojas especializadas ou ateliês com seis meses a um ano de antecedência do casamento. Se você optar por alugar um vestido pronto, o processo é bem mais rápido, pois só será necessário ajustá-lo ao seu corpo. Mas se a opção é confeccionar um sob medida, o estilista pode precisar de meses, caso o modelo tenha muitos detalhes e bordados.

Faça um roteiro

Relacione todos os lugares onde você quer procurar seu vestido. Ligue antes e agende um horário, de preferência, no início da semana (sextas e sába­dos costumam ser tumultuados). O ideal é dispor de duas horas em cada local, para que você possa ver várias possibilidades e experimentar os que mais gostar. Não marque mais de duas visitas por dia, para não ficar confusa ou cansada.

Peça opinião

Chame alguém de sua confiança para lhe acompanhar nessa peregrinação. Talvez sua mãe, sua irmã ou uma amiga íntima poderá lhe ajudar a decidir o que fica melhor em você.

Se precisar de uma opinião mais profissional, convoque sua cerimonialista para essa missão.

Economize

Você não precisa gastar muito dinheiro para se casar com um belo vestido. É possível alugar mais barato um modelo que já foi usado por outra noiva. Se estiver em bom estado e vestir bem, por que não? O importante é que você se sinta linda e maravilhosa!

Novas ideias

Talvez você já tenha em mente o vestido ideal, mas vale a pena estar aberta para outras alternativas. Quem sabe você encontra um modelo bem mais adequado ao seu biotipo e ao estilo do seu casamento? Mudar de ideia não deve ser um problema.

Provas

São necessárias duas ou três provas antes da entrega do vestido. A última, normalmente é feita no mês do casamento para os ajustes finais. É esse o momento para corrigir todas as falhas.

Tudo por escrito

É fundamental um contrato escrito que conste a forma de pagamento, prazo de entrega, modelo do vestido, tipo de contratação (aluguel, 1º aluguel, compra), acessórios inclusos e obrigações em caso de desistência.

Alianças e joias

As alianças de casamento são verdadeiras obras de arte. São diversos modelos, materiais e formatos para você escolher a que melhor representa sua união. Alguns casais escrevem seus nomes e a data do casamento na parte interna.

As joias são fundamentais para compor o visual das noivas. Modernas, românticas, arrojadas ou delicadas, elas devem estar em sintonia com o estilo do vestido e com o porte da cerimônia e da festa.

Sapatos

O vestido dos sonhos pede um par perfeito.

Por isso, fique de olho nas dicas que lhe ajudarão a escolher o sapato certo.

Os sapatos também devem estar em harmonia com o vestido escolhido.

Os modelos mais usados são peep toes, scarpins e sandálias.

Além de bonitos, os sapatos devem ser extremamente confortáveis, já que você passará muitas horas em pé.

Sapato colorido, por que não? Muitas noivas tem usado branco na cerimônia e colorido na recepção.  Vai depender do seu estilo.

Não se esqueça de levar o sapato escolhido em todas as provas do vestido.

 

 

Leave Your Reply