A Caminho Do Altar por Fernanda Goes

”Parabéns, você está vivendo um dos momentos mais excitantes de sua vida. Após dizer “sim” à pergunta “Quer casar comigo?” até chegar o momento do “sim” no altar, são várias decisões a tomar. Algumas delas são bem mais fáceis e você pode até decidir sozinha, mas outras precisam de um pouco mais de reflexão e de concordância com o noivo e com as duas famílias.”

Essa fase dos preparativos é recheada de emoções e escolhas. É preciso muita calma para aprender a lidar com orçamentos, planejamento, organização, detalhes, contratação de profissionais e serviços, além de ter que conciliar gostos e opiniões diferentes. Para que você consiga chegar ao resultado esperado, um casamento perfeito, sem perder a alegria e a paz no meio do caminho, mantenha o canal de diálogo entre vocês sempre aberto e permaneça dentro do orçamento estipulado.

Orçamento

Antes de confirmar a data, é importante definir o orçamento: “Quanto vocês terão para gastar?”, “Quem paga o quê?”, “Quais as prioridades?”, “Qual será a forma de pagamento?”.

Hoje em dia, como a maioria dos casais vão para o casamento com a vida financeira já estabilizada e a casa montada, é muito comum dividir com as duas famílias todas as despesas.

No final das contas, o que realmente vale é usar de bom senso e sinceridade no momento de definir os papeis de cada um e, acima de tudo, fugir de dívidas que possam comprometer o início da vida a dois.

Prioridades

Reservar o que exige exclusividade: igreja, salão de festas, celebrante, cerimonialista, fotógrafo, cinegrafista, coral, Dj. O ideal é agendar todos eles com um ano de antecedência.

Lista de convidados

O primeiro passo após marcar a data do casamento é fazer a lista de convidados (os seus, os de seu noivo e os das duas famílias), pois todos os outros passos dependem dessa decisão.

A menos que você queira uma festa bem intimista para no máximo 100 pessoas, ou uma super festa para mais de 500 convidados, normalmente a lista começa com 300 nomes. Mas não se admire se rapidamente chegar a 400 ou 500.

Profissionais

Pode acreditar, o sucesso do seu evento vai depender em grande parte dos profissionais que você escolher.  Peça referências a familiares, amigos e ao cerimonialista, mas faça questão de ir pessoalmente conhecer o trabalho e conversar com cada profissional. Procure tomar as decisões com base na competência e profissionalismo, além da empatia necessária.

Sonhos

Talvez você sonhe com um casamento de princesa, com toda a pompa e circunstância. Mas, se isso não for possível por questões financeiras ou mesmo porque o noivo prefere algo mais intimista, não deixe que isso estrague esse momento tão maravilhoso, quando vocês estão prestes a inciar uma nova vida em comum.

Seja qual for a celebração escolhida, que ela reflita os sentimentos de amor e união entre os dois.

Leave Your Reply